segunda-feira, 22 de março de 2010

O bem maior

Hoje é o celebrado pela ONU o dia internacional da água, nosso bem mineral maior. Muitísismo mais valioso que ouro, diamante e petróleo, pois sem estes últimos três podemos viver plena e saudáve porém sem a preciosa água mineral o organismo passa a funcionar com dificuldade.
Notícias envolvendo água me chamaram a atenção essa semana. Primeiro a matéria veiculada no programa da rede Globo "Fantástico", que mostrava uma expedição de cientistas que navegou pelo Oceano Ártico no pólo Norte, e dentre outras coisas, evidenciou que os icebergs da região estão derretendo como nunca antes na história moderna do planeta. Os icebergs estão derretendo não apenas nas pontas, mas também na base, abaixo do nível oceânico.
Prova inquestionável, outra aliás, de que o aquecimento global chegou e chegou para ficar.
O problema desse aquecimento é que além de aumentar o nível do mar e provocar a futura inundação de grandes áreas litorâneas ao redor do mundo, a água derretida está quente e a maior quantia dessa água quente nos mares pode alterar diversas rotas das chamadas correntes marítimas e com isso provocar transformações impactantes na vida marítima e consequentemente na terrestre.
Mesmo assim, sabendo que o planeta possui menos de 4% de água doce disponível, nós desperdiçamos água a todo momento, derramando litros e litros pelo ralo.
A notícia boa, é que já existe forma de dessalinizar a água do mar revertendo-a em água doce e potável.
O problema é que esse processo é caríssimo se em comparação com apenas ir na beira do rio e bebê-la, por isso o método não se espalhou pelo mundo e sobrevive apenas em países com alto poder aquisitivo, como os petroleiros do Oriente Médio, os Estados Unidos e Israel.
Portanto, mesmo que exista como transformar a enormidade de água salgada dos oceanos em água doce, muitos morrerão de sede no futuro pois pelo alto valor de custo apenas os ricos terão acesso a essa dádiva, o estopim para permitir a vida existir.
Por isso valorize cada gota!!

Nenhum comentário: