terça-feira, 9 de março de 2010

And the OSCAR goes to...

E no fim, o barato conquistou o bilionário para os membros da Academia de Cinema.
O grande vencedor do OSCAR 2010 foi Guerra ao Terror, filme de orçamento médio baixo que critica a estupidez da guerra no Iraque simplemtente mostrando a realidade da rotina de um esquadrão antibombas do exército americano. O filme venceu nas categorias de melhor filme, melhor diretor, roteiro original, edição, edição de som e mixagem de som.
Ou seja convenceu tanto na parte crítica pelo roteiro interessante e bem estruturado quanto na parte técnica, sob a tutela da ex mulher de James Cameron, que também concorria a categoria de melhor diretor.
Kathryn Bigelow tornou-se a primeira mulher a vencer o prêmio de melhor diretor, será que a votação levou em conta que dificilmente outra mulher chegaria nessa posição de concorrente e resolveram aproveita rpara votar nela até para funcionar como homenagem pelo dia da mulher que seria na segunda-feira?
Teorias da conspiração a parte, o que importa é que ficou provado que não é necessário gastar milhões de dólares para se ter qualidade, usando criatividade e boa administração é possível fazer um grandioso filme.
Pena que como foi lançado sem alarde e sem icentivo, o filme "Guerra ao Terror" foi direto para DVD no Brasil. Em São Paulo, o filme ainda entrou em cartaz no espaço HSBC mas mesmo assim fica por pouco tempo, aproveite para aluigar nas locadoras essa obra prima.
Outro OSCAR que foi mais por considerações terceiras foi o de Jeff Bridges, mais pela soma da obra do que pela atuação no filme pelo qual foi indicado.
Parabéns aos hermanos argentinos, que levaram na da categoria filme estrangeiro por "O segredo dos seus olhos".

Nenhum comentário: