domingo, 14 de fevereiro de 2010

Fórmula da invisibilidade já é uma realidade

Invisibilidade sempre foi um sonho antigo da ciência e sempre esteve presente nos filmes de ficção científica como "O homem sem sombra" de 2000 ou "O Homem Invisível" de 1933 sob direção de James Whale, talvez o primeiro filme a abordar o tema.
Enfim, em todos eles, era criada um substância que ingerida pelo personagem principal o permitia desaparecer.
Décadas depois, o sonho parece estar a um passo da realidade. Cientistas criaram recentemente o metamaterial, uma espécie de composto químico formado por fibra de vidro e cobre que consegue alterar a direção de ondas eletromagnéticas impedindo que elas atinjam o objeto que o metamaterial estiver envolvendo.
Portanto, é possível que possa-se criar um metamaterial afim de desviar a onda de luz visível, o que faria com que o objeto desaparecesse pois a luz refletida dele não estaria chegando aos nossos olhos.
Porém o experimento nesse sentido que mais me chamou atenção é do Professor Susumu Tachi da Universidade de Tóquio.
Ele criou uma capa feita de material retrorrefletor que aliada a efeitos de câmera cria a ilusão da invisibilidade. Na verdade funciona assim, uma câmera filma o fundo a ser copiado, essa imagem é direcionada para um computador que a emite através de um obturador na capa que deve estar a frente do local a ser copiado.
Como a capa é retrorrefletora igual as telas de cinema, a imagem do fundo se mistura a imagem na capa formando uma imagem só, dando a impressão de que a capa não existe e que faz parte do fundo em questão, da mesma forma como faz o camaleão.
Esse experimento entusiasmou o mundo científico e promete virar a sociedade de ponta cabeça no futuro.
Afinal, agora que alcançamos a ficção científica será que os que usarem tal capa terão a mesma atitude dos vilões invisíveis dos filmes? Possuindo o poder de não ser visto, mesmo que não seja uma pessoa ruim, a tentação de poder fazer coisas que não poderia sendo visível parecem corroer o carater e os limites dos personagens fictícios levando-os a cometer atrocidades.
Isso aconteceria com nossa sociedade no futuro também? Alguns cientistas afirmam que dentre um ano já será possível ter metamaterial que altere a direção das ondas visíveis de luz permitindo mais um forma de invisibilidade e essa bem mais prática que a capa do professor Tachi que depende de todo um aparato tecnológico de computadores e câmeras.
As implicações pelo poder da invisibilidade são muitas e poderiam ruir nosso mundo como o conhecemos e fazer com que nossa sociedade sim desapareça sucumbindo a falta de responsabildiade.
Já dizia o "filósofo" Peter Parker "grandes poderes trazem grandes responsabilidades".
Não acredito que o ser humano esteja preparado para lidar com esse tipo de poder e fico com o pensamento de que cientistas querem tanto saber se conseguem atingir tal façanha que não pensam se devem relamente criá-la.
Foi assim com a bomba atômica, foi assim com a clonagem e será assim com o poder da invisibilidade, uma façanha colossal, mas que não devia ser descoberta bem como as outras duas.

Crédito: Imagem do acervo da Universidade de Tóquio

Um exemplo da capa de invisibilidade.


Nenhum comentário: