2009 chega ao fim e surge a interessante oportunidade de repensar os fatos que aconteceram durante todo este período. É interessante que cada pessoa faça uma retrospectiva do que viveu, sofreu e festejou durante esse ano que se encerra dentro de uma semana.
Porém vou aproveitar este post para comentar não os acontecimentos pessoais e sim os que mais me chamaram a atenção no âmbito global ou nacional, enfim que chamaram a atenção da sociedade para refletir.
2009 começou pessimista. Todos imaginavam seria o ano que marcaria quem sabe o fim da economia moderna, já que a crise nasceu no centro do capitalismo.
Mas não, a crise foi forte, causou desemprego porém passou e diga-se de passagem com uma margem de destruição bem menor do que a imaginada em janeiro. E o que dizer do Brasil então?
Foi um dos últimos a ser atacado pela crise e um dos primeiros a dela sair e voltar a crescer. A grande marca positiva do Governo Lula foi sem dúvida a competência em gerir de maneira eficaz e inteligente nossa economia em todos esse smomentos conturbados da última década.
Ao mesmo tempo que vimos um Governo tão forte na economia, mais uma vez as portas da corrupção foram escancaradas. Nunca houve tanta denúncia e investigação contra a corrupção. Dessa vez tudo gravado, na frente de todo mundo. De dinheiro na cueca a superfaturamento nas contruções do Pan no Rio, denúncias e mais denúncias. O triste é que até as que foram comprovadamente gravadas como do mensalão do DEM no DF, nenhum punido tiveram, ficou para 2010.
Impunidade aliás rolou solta em 2009 nas mais diversas áreas. Quem não devia pagou caro, como o jovem brutalmente atacado por um psicótico com um bastão de baisebol na livraria cultura em plena Avenida Paulista em São Paulo ou o funcionário da Eletropaulo que ficou três dias sendo torturado pelo morador da casa onde ele foi fazer medição no relógio, fora os crimes contra crianças que foram desde pedofilia até agulhadas em rituais de magia negra.
E quem tinha de pagar caro está livre por aí. Tá certo que alguns "dançaram", após anos foragido o ex promotor Igor finalmente foi preso. Mais um dos líderes do assalto ao banco do Brasil também foi "em cana". O Casal Nardoni e Suzane Richtofen permaneceram trancafiados apesar dos inúmeros pedidos de soltura.
Por outro lado foi um ano explosivo. Primeiro a loja de fogos de artifício ilegal que funcionava em Santo André voou pelos ares levando junto as casas vizinhas e levantou a polêmica e apreensão em todos que vivem perto de outras parecidas. Em Salvador prostestantes da bandidagem contra transferência de presos para Mato Grosso colocaram fogo nos ônibus da cidade. Na comunidade do Heliópolis a população juntou-se a arruaceiros e mais carros e ônibus arderam em chamas após a guarda civil de São Caetano após troca de tiros com bandidos acertar apenas uma jovem inocente que estava na rua.
Aliás, para quem diz que nos tempos modernos as pessoas não brigam pelos direitos ou para mudar a sociedade o que não faltou foram prostestos, passeatas, arruaças, confrontos direto entre polícia e manifestantes.
Seja pela irônica desaprovação do povo de Chicago para sediar as olimpíadas, pela conferência do clima na Dinamarca, para Selaya voltar ao poder em Honduras...Enfim, 2009 foi um ano onde o mundo não se entendeu e o povo foi às ruas mesmo.
As pessoas brigaram por coisas estúpidas e sem sentido, lembra do motorista que após um pequeno acidente de trânsito tentou atropelar o dono do outro carro, ou do dono de jornal no interior de SP que matou uma criança e o avô após discussão no trânsito?
Mas nem só coisas ruins aconteceram esse ano, acordos internacionais para ajudar a economia do Brasil foram firmados, estudos científicos avançaram a ponto de possíveis curas para AIDS e Mal de Alzheimer começaram a ser projetadas para testes, comemorou-se os 40 anos da chegada do homem a Lua, o controle da gripe suína, o fim do caos aéreo e a ampliação na qualidade de vida do brasileiro.
Enfim, acredito que 2009 foi melhor que 2008 e que no saldo geral foi equilibrado entre acontecimentos positivos e negativos.
E tudo isso que escrevi aí em cima não representa nem mínimos um por cento do volume de informação e acontecimentos que um ano conturbado e complexo como 2009 abrigou, mas pense aí o que mais marcou 2009 e vote na enquete.
Abraço pessoal.
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário