Há 40 anos o homem pisou na Lua. Desde o ínicio de nossa civilização a esse astro sempre nos instigou medo e adoração por sua forma, beleza e mistérios.
Graças a cobiça e disputa política, este feito imaginado no ínicio do cinema por George Meliès no filme de 1902 Viagem a Lua (Le Voyage Dans La Lune) pôde enfim tornar-se uma realidade.
Um feito tido como impossível de tão grandioso e incalculavelmente perigoso.
Tento imaginar a coragem que aqueles 3 homens tiveram ao embarcar num apertadíssimo módulo espacial, sair do planeta, ficar dias no espaço sideral, pousar pela primeira vez num outro corpo celeste e ainda conseguir voltar para casa.
Além da coragem todo o esforço e dedicação para aguentar os duros treinamentos e o estresse físico e psicológico.
E vencendo as barreiras sociais, físicas, químicas, ideológicas, políticas, religiosas, enfim humanas, chegamos lá ultrapassando todos os limites e barreiras terrestres.
Sem dúvida foi o maior feito da história da humanidade até então.
Que outros feitos o século XXI abrigará não se sabe, mas de toda a nossa história foi aquele 20 de julho de 1969 o topo da grandiosidade de coisas das quais a espécie humana é capaz.
Humildimente posso apenas aqui deixar meus parabéns a todos os milhares de funcionários envolvidos com a NASA desde o surgimento do projeto espacial nos anos 50, aos Soviéticos que instigaram os americanos a produzirem a tecnologia necessária para a missão e por fim aos três astronautas que chegaram lá: Michael Collins, Edwin "Buzz" Aldrin e Neil Armstrong.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário